O ESTUDO DO INSTRUMENTO (TROMPETE) POR MEIO DA WEB 2.0: YOUTUBE
O ESTUDO DO INSTRUMENTO (TROMPETE) POR MEIO DA WEB 2.0: YOUTUBE
Na Educação Musical a inclusão digital trata-se
de ferramenta de grande valia, pois por meio da rede mundial de computadores podemos
ter acesso a uma infinita biblioteca de livros, vídeos, aulas, dicas e exemplos, extremamente úteis, para
se utilizar no processo de aprendizagem de alunos e até mesmo dos professores,
na preparação de aulas, concertos e apresentações.
Uma das dificuldades que encontramos ao aprender ou
ensaiar algum instrumento, é termos referência de como estamos tocando e ainda,
a possibilidade de se tocar com alguém, principalmente, quando estamos nos
preparamos, solitariamente, para tocar com algum grupo musical.
Hoje, entretanto, essa barreira pode ser facilmente
superada com um mero toque de dedos se nos utilizarmos de meios tecnológicos,
com acesso à rede mundial de computadores.
No estudo de trompete, a Web 2.0 pode ser de
grande valia. Assim, podemos nos utilizar do “Youtube” para nos auxiliar no aprendizado
ou aperfeiçoamento da execução de uma música.
O compositor Jean Sibelius, nasceu na Finlândia
em 1.865, vindo a falecer perto de Helsinque, em 20 de setembro de 1.957. Depois
de estudar Direito, recebeu formação musical no Instituto de Música de
Helsinque e mais tarde estudou em Berlim e Viena. A sua segunda sinfonia foi
composta entre os meses de fevereiro e março de 1.901, permanecendo como a obra
mais universalmente conhecida do compositor. O seu “finale” possui um belíssimo
coral de metais. Escolhi um pequeno trecho para ensaiarmos a parte do primeiro
trompete, como finalização deste trabalho na atividade 3.3, desta disciplina.
Por meio da Web 2.0, no caso o “Youtube”,
ensaiaremos juntamente com uma das melhores orquestras do mundo, a Orquestra
Filarmônica de Viena, regida pelo, mítico, maestro estadunidense, Leonard
Bernstein.
A possibilidade de se realizar o processo de
Educação Musical com uma orquestra a sua disposição, como a Filarmônica de
Viena, trata-se de uma experiência sem igual para qualquer músico ou professor.
Podemos assim passar a estudar e nos aperfeiçoar com profissionais do mais
elevado nível técnico.
Certamente, trata-se de uma mudança de paradigma na
Educação Musical que multiplica exponencialmente as possibilidades de aquisição
de conhecimento.
Com o uso de uma “webcam”, podemos gravar a nossa
própria execução, juntamente com o vídeo da orquestra. Assim, quando assistirmos
ao vídeo poderemos constatar como realmente estamos executando o instrumento, corrigindo
imperfeições, postura e principalmente aperfeiçoando a nossa própria sonoridade.
Dessa forma, as possibilidades de crescimento tornam-se
múltiplas e infinitas. Logo, tenho uma orquestra a minha disposição, pronta
para tocar juntamente comigo quantas vezes for necessário. Algo fantástico!!!
Inimaginável!!! Agora possível graças a inclusão digital e a Web 2.0, via “Youtube”.
Postem seus comentários, vejam o vídeo e
deixem suas impressões.
Obrigado!
SOUNDCLOUD DISPONÍVEL EM: https://soundcloud.com/ricardo-nascimento-617669134
REFERÊNCIAS:
Mídias e mais mídias, livro eletrônico, Material didático da
disciplina Tecnologia da Internet para Educação Musical, OTIEM. UFSCar. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=SAOf46CXaaw
Acesso em: 23.11.2.017.
MONTANARO, Paulo. R. livro eletrônico: a
inclusão digital na sociedade em rede. Material didático da disciplina
Tecnologia da Internet para Educação Musical, OTIEM. UFSCar. Disponível em: https://ead2.sead.ufscar.br/mod/book/view.php?id=223984. Acesso em: 23.11.2.017.
SIBELIUS, Jean, Symphonie Nr 2 D Dur op 43, Leonard
Bernstein, Wiener Philharmoniker, 48:25 min. Até 50:25 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAOf46CXaaw
Acesso em: 23.11.2.017.
TRANCHEFORT,
François-René, Guia da Música Sinfônica, Rio de Janeiro: Editora
Nova Fronteira, 1990.
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