O ESTUDO DO INSTRUMENTO (TROMPETE) POR MEIO DA WEB 2.0: YOUTUBE


O ESTUDO DO INSTRUMENTO (TROMPETE) POR MEIO DA WEB 2.0: YOUTUBE

Na Educação Musical a inclusão digital trata-se de ferramenta de grande valia, pois por meio da rede mundial de computadores podemos ter acesso a uma infinita biblioteca de livros, vídeos, aulas, dicas e exemplos, extremamente úteis, para se utilizar no processo de aprendizagem de alunos e até mesmo dos professores, na preparação de aulas, concertos e apresentações.


Uma das dificuldades que encontramos ao aprender ou ensaiar algum instrumento, é termos referência de como estamos tocando e ainda, a possibilidade de se tocar com alguém, principalmente, quando estamos nos preparamos, solitariamente, para tocar com algum grupo musical.

Hoje, entretanto, essa barreira pode ser facilmente superada com um mero toque de dedos se nos utilizarmos de meios tecnológicos, com acesso à rede mundial de computadores.

No estudo de trompete, a Web 2.0 pode ser de grande valia. Assim, podemos nos utilizar do “Youtube” para nos auxiliar no aprendizado ou aperfeiçoamento da execução de uma música.




O compositor Jean Sibelius, nasceu na Finlândia em 1.865, vindo a falecer perto de Helsinque, em 20 de setembro de 1.957. Depois de estudar Direito, recebeu formação musical no Instituto de Música de Helsinque e mais tarde estudou em Berlim e Viena. A sua segunda sinfonia foi composta entre os meses de fevereiro e março de 1.901, permanecendo como a obra mais universalmente conhecida do compositor. O seu “finale” possui um belíssimo coral de metais. Escolhi um pequeno trecho para ensaiarmos a parte do primeiro trompete, como finalização deste trabalho na atividade 3.3, desta disciplina.

Por meio da Web 2.0, no caso o “Youtube”, ensaiaremos juntamente com uma das melhores orquestras do mundo, a Orquestra Filarmônica de Viena, regida pelo, mítico, maestro estadunidense, Leonard Bernstein.

A possibilidade de se realizar o processo de Educação Musical com uma orquestra a sua disposição, como a Filarmônica de Viena, trata-se de uma experiência sem igual para qualquer músico ou professor. Podemos assim passar a estudar e nos aperfeiçoar com profissionais do mais elevado nível técnico.

Certamente, trata-se de uma mudança de paradigma na Educação Musical que multiplica exponencialmente as possibilidades de aquisição de conhecimento.

Com o uso de uma “webcam”, podemos gravar a nossa própria execução, juntamente com o vídeo da orquestra. Assim, quando assistirmos ao vídeo poderemos constatar como realmente estamos executando o instrumento, corrigindo imperfeições, postura e principalmente aperfeiçoando a nossa própria sonoridade.

Dessa forma, as possibilidades de crescimento tornam-se múltiplas e infinitas. Logo, tenho uma orquestra a minha disposição, pronta para tocar juntamente comigo quantas vezes for necessário. Algo fantástico!!! Inimaginável!!! Agora possível graças a inclusão digital e a Web 2.0, via “Youtube”.

Postem seus comentários, vejam o vídeo e deixem suas impressões.

Obrigado!

SOUNDCLOUD DISPONÍVEL EM: https://soundcloud.com/ricardo-nascimento-617669134 

REFERÊNCIAS:

Mídias e mais mídias, livro eletrônico, Material didático da disciplina Tecnologia da Internet para Educação Musical, OTIEM. UFSCar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAOf46CXaaw Acesso em: 23.11.2.017.

MONTANARO, Paulo. R. livro eletrônico: a inclusão digital na sociedade em rede. Material didático da disciplina Tecnologia da Internet para Educação Musical, OTIEM. UFSCar. Disponível em: https://ead2.sead.ufscar.br/mod/book/view.php?id=223984. Acesso em: 23.11.2.017.

SIBELIUS, Jean, Symphonie Nr 2 D Dur op 43, Leonard Bernstein, Wiener Philharmoniker, 48:25 min. Até 50:25 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAOf46CXaaw Acesso em: 23.11.2.017.



TRANCHEFORT, François-René, Guia da Música Sinfônica, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990.

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